Ampliar seu mix de produtos no mercado e, ao mesmo tempo, atender as demandas dos cooperados e consumidores. Foi esse desafio que levou a Cogran a investir em sua mais nova unidade – a Cogran Alimentos, que chega ao mercado com o nome comercial de GRAN CAMPEIRO, representando uma grande linha de carne suína.
A inauguração faz parte da comemoração dos 39 anos da Cogran, que mantém viva a essência do cooperativismo, crescendo em sintonia plena com as necessidades de seus cooperados, que também são donos do negócio.
A idealização da GRAN CAMPEIRO veio da constatação de que boa parte dos avicultores filiados também são suinocultores, daí a necessidade da cooperativa buscar mercado para esses produtos.
Durante inauguração, o Diretor Presidente, Antônio de Melo Silva falou sobre a expectativa de mais uma unidade Cogran.
“Fico bastante emocionado pois estou na Cogran durante esses 39 anos. A expectativa é trabalhar com uma boa gestão para crescermos mais ainda. Já temos inúmeros clientes compradores da carne de frango no Brasil inteiro e agora teremos com carne suína. Estamos há 5 anos trabalhando nesse projeto e com isso estamos sempre colaborando para o crescimento da economia no municio, gerando emprego e renda”.
Da concepção do projeto até a inauguração se passaram 5 anos, mas a espera valeu à pena. A unidade, instalada no Distrito Industrial Fernando Antônio Almeida, às margens da BR 262 (Km 402), é muito moderna e através da tecnologia de ponta e mão de obra especializada vai oferecer ao consumidor final a oportunidade de experimentar alimentos de primeiríssima qualidade.
A GRAN CAMPEIRO chega ao mercado com três linhas distintas de produtos suínos. A primeira delas engloba os cortes in natura e temperados, caso da picanha, alcatra, costelinha e barriga temperada, dentre outros.
O segundo grupo da família reúne os produtos industrializados, que são as linguiças frescais, cozidas e defumadas, bacon defumado e presuntaria. E a outra linha é composta pelos miúdos salgados, muito utilizados no preparo de pratos brasileiros, entre eles a feijoada.
Com capacidade para desossa diária de 400 suínos e consequente transformação deles em 45 toneladas/dia de produtos acabados, a GRAN CAMPEIRO vai gerar 120 empregos diretos em Pará de Minas. A capacitação dos colaboradores segue rigorosos padrões de mercado.
Segundo o presidente Antônio de Melo e Silva, com a linha GRAN CAMPEIRO a Cogran amplia suas oportunidades de negócios e acompanha os novos hábitos dos consumidores, que agora buscam mais praticidade em suas compras.
A ampliação do portfólio da cooperativa vislumbra todo o mercado nacional e essa nova etapa já se sustenta na grande confiabilidade dos consumidores, afinal os produtos Cogran sempre foram e continuam sendo sinônimo de alta qualidade. A linha suína GRAN CAMPEIRO chega ao varejo e atacado no início de abril.
Luiz Carlos de Souza, engenheiro agrônomo e consultor da GRAN CAMPEIRO falou sobre o diferencial dos produtos.
“O diferencial é que nós vamos nos conceitos principalmente exigidos no mercado e desejados pelos clientes. Está relacionado com a qualidade e o padrão constante de tudo aquilo que nós vamos fazer. Não haverá uma diferenciação entre um lote de produção e outro, teremos um controle rigoroso na elaboração dos produtos que segundo os requisitos exigidos pelos órgãos principalmente com a higienização e fiscalização sanitária e também outros requisitos de outros órgãos para atendermos não só ao mercado com produto de qualidade e padrão constante como também dar qualidade principalmente aos nossos colaboradores”.