APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A APLICAÇÃO PRÁTICA DA BIOSSEGURIDADE NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS E AVES

08/06/2015

Biosseguridade é a proteção de um rebanho contra a introdução de agentes infecciosos (vírus, bactérias, fungos ou parasitas), que representam um desafio permanente.Os protocolos de biosseguridade devem considerar, no entanto, vários fatores de risco e sua redução em níveis aceitáveis.

Protocolos de boas práticas de biosseguridade:

-Controle de entrada de pessoas: uniforme, banho e livro de registros

-Quarentenário: localização, pessoal exclusivo, avaliações clínicas, testes laboratoriais, necrópsias e coleta de material, se necessário

-Fonte de reposição: preferencialmente trabalhar apenas com uma origem

-Estacionamentos, embarcadouro e desembarcadouro

-Lavagem e desinfecção de veículos e instalações: cuidado especial com caminhões que vão ao frigorífico ou transportam suínos

-Remoção diária de resíduos e dos mortos para destino adequados

-Hospital: higiene do ambiente e sacrifício de animais irrecuperáveis

-Vacinações, medicações, necropsias e monitoramentos clínicos

-Controle de roedores, moscas e pássaros dentro das instalações

-Qualidade e quantidade da água

-Fluxo de pessoas entre setores

-Farmácia: medicamentos de uso de rotina e geladeiras com monitoramento da temperatura

-Aviso de proibição de entrada e uso de cadeados

-Desinfecção diária de seringas, bisturis e de tesouras

Não temos como controlar fatores como clima, vento ou vizinhos, mas podemos monitorar a movimentação de pessoas e animais, sua origem, o descarte, o carregamento e entrega de cevados, vestiários e a chegada de matérias-primas. O custo de implantação de um programa de biosseguridade funcional é mínimo, comparado às perdas potenciais por doenças, que são previsíveis por intermédio da biosseguridade.

Infelizmente muitas práticas são implantadas, porém sem entendimento da real necessidade. Devemos analisar os riscos de cada granja individualmente e obedecê-los.

Uma vez implementados, os protocolos devem ser avaliados quanto à eficácia e conformidade, sendo que as práticas devem ser modificadas caso necessário. Afinal, biosseguridade requer disciplina 365 dias por ano, 24 horas por dia. Planejamento, treinamento, responsabilidades e estar sempre deprontidão para agir são fundamentais para o bom funcionamento do programa.

Imagem :

Imagem :

Outras notícias