COGRAN APOIA EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA AO ANIVERSÁRIO DE PARÁ DE MINAS

28/09/2015

Dentro das comemorações dos 156 anos de Pará de Minas, durante o mês de setembro, o Museu Histórico abriu a exposição Ovídio de Abreu – ilustre conterrâneo, tendo a Cogran como um dos patrocinadores.

A mostra reúne documentos, fotografias e objetos pessoais que pertenceram ao homenageado. A grande proposta da exposição é mostrar a brilhante trajetória política do homenageado, nascido na cidade em setembro de 1898.

Entre os convidados estavam dois filhos de Ovídio de Abreu, Júlia e Randolfo Abreu, que se emocionaram com o vasto material apresentado, sendo que alguns eles nem conheciam.

A decisão da Cogran em apoiar a exposição se deve ao orgulho de Pará de Minas por um filho tão ilustre, que se dedicou à carreira pública com austeridade e empreendimento.

Os interessados em conhecer a exposição devem se dirigir ao Museu Histórico de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 12h. Ela ficará aberta às visitações até o final de outubro.

BIOGRAFIA DO HOMENAGEADO - Ovídio de Abreu mudou-se com a família para o Rio de Janeiro ainda adolescente, onde estudou e começou a trabalhar no Banco do Brasil, após ser aprovado em concurso público.

Logo se destacou na carreira e no final de 1933, com a nomeação de Benedito Valadares para Interventor Federal de Minas Gerais, foi convidado para as funções de chefe de gabinete.

Dois anos depois, devido aos excelentes serviços prestados, assumiu a Secretaria de Finanças de Minas Gerais e mais adiante a Secretaria de Estado de Interior e Justiça.

Em1941 foi nomeado pelo então presidente Getúlio Vargas como presidente do Departamento Nacional do Café, em um momento de grande dificuldade para o setor.

Mais tarde, de volta a Minas Gerais, dedicou-se à organização do Partido Social Democrático (PSD) e retornou ao Banco do Brasil. Em 1950 foi eleito deputado federal, exercendo carreira brilhante. Ovídio de Abreu faleceu em 1950.

Imagem :

Imagem :

Outras notícias