A dedicação de homens e mulheres do campo recebeu grande homenagem na Federação de Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG), no último dia 3 de julho. Pelo sétimo ano consecutivo, a entidade comemorou o Dia do Produtor Rural com a premiação da Medalha do Mérito Rural. Foram condecoradas 19 instituições e pessoas que têm prestado relevantes contribuições ao meio rural.
Entre os homenageados de 2013 estava o produtor paraminense Messias Nazareno Peixoto, cooperado da Cogran há mais de 20 anos e diretor-tesoureiro do Sindicato Rural de Pará de Minas. Emocionado e, ao mesmo tempo, surpreso com a distinção ele declarou que o mais importante não é a medalha em si, mas o prazer de ser cumprimentado pelos amigos e o reconhecimento deles de que a homenagem foi merecida.
Acompanhado de familiares e lideranças ruralistas, Messias Peixoto ficou admirado com a organização e a relevância do evento. Segundo ele, a FAEMG cuidou dos mínimos detalhes para a valorização dos representantes do agronegócio brasileiro. Como bem disse o presidente da entidade, Roberto Simões, “a medalha enaltece o trabalho incansável de pessoas notáveis. Nelas também estão representados outros tantos produtores dedicados, que são fonte e origem do sucesso do agronegócio brasileiro”.
Simões também afirmou que apesar de todas as dificuldades, da logística à insegurança jurídica, o setor cumpre seu papel, produzindo com enorme eficiência. “Em tempos de pessimismo e instabilidade econômica, o agronegócio é a maior certeza que nosso país pode ter”, concluiu.