Um líder cooperativista chamado Alfeu Silva Mendes

26/02/2013

Alfeu Silva Mendes nasceu no município de Itaúna, em 5 de maio de 1950. Cursou o ensino fundamental no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont, e o ensino médio no Colégio Santo Antônio, em São João Del Rei. De volta a Pará de Minas, onde os pais já moravam há vários anos, trabalhou muito tempo na empresa da família, a Torrefação e Moagem Café Pará de Minas. Mais tarde tornou-se sócio do Café Donalice e da Granja Golden Chicken, voltada para a produção de aves, suínos e leite.

Paralelamente aprimorava os conhecimentos através de inúmeros cursos, entre eles o de Licenciatura em Letras, pela Fapam. Era poliglota, com total domínio em inglês, latim e francês, sem falar no conhecimento superficial de outras línguas como grego, italiano e espanhol. Durante dez anos também se dedicou ao magistério, trabalhando em escolas da rede estadual de Pará de Minas e Igaratinga.

Seu ingresso no cooperativismo deuse em 1980, como sócio-fundador da Cogran. Cinco anos depois ajudou a fundar a Credirural, tornando-se o vice-presidente. Em 2003 dedicou sua experiência à fundação da Agência de Negócios do Cooperativismo Brasileiro (ASCOOB), onde foi presidente. O gosto pelo sindicalismo também o levaram para a diretoria do Sindicato Rural de Pará de Minas e do Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café de Minas Gerais.

Foi conselheiro da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) por dois mandatos, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), vice-presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA) e também da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Participou ainda de outros importantes órgãos como o Sebrae-MG, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e o Conselho Estadual de Política Agrícola, onde foi conselheiro administrativo.

Suas atividades políticas em Pará de Minas também foram diversificadas: foi presidente dos diretórios municipais do PFL e do PMN, fundador do PSB e titular da Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas, entre 2005 e 2008.

Presença constante em seminários, congressos, feiras e rodadas de negócios ainda encontrou tempo para aprimorar os conhecimentos, iniciando o curso de Direito, na Fapam, em 2008. A doença não tirou seu entusiasmo, mas a morte o impediu de concluir os três últimos períodos do curso.

Imagem :

Imagem :

Outras notícias