O calendário de eventos voltados para o agronegócio em Pará de Minas vem sofrendo grandes perdas neste ano. Depois do cancelamento da Expo 2014 e de alguns leilões de animais, chegou a vez da Festa Estadual do Frango e do Suíno. Em comunicado recente, a prefeitura informou que a decisão foi tomada devido à falta d’água no município, cujo racionamento está sacrificando muito a população. A nota esclareceu que se tornou inviável a realização de um evento que reúne mais de cinquenta mil pessoas durante cinco dias.
Mudanças climáticas, uso indiscriminado da água por parte dos consumidores e a necessidade de investimentos pesados no sistema de captação, são apontados como os responsáveis pela grave crise hídrica, nunca vista na história do município.
Para abastecer os domicílios e as empresas, Copasa e prefeitura montaram uma força-tarefa auxiliando a baixa vazão dos mananciais, através da utilização de caminhões-pipa e dos poços artesianos perfurados recentemente. Nas comunidades rurais o sinal de alerta também já foi emitido e o abastecimento está sendo intercalado, para não afetar demais as propriedades.
Campanhas visando ao consumo racional estão bem presentes no cotidiano da comunidade, já que não há previsão de melhoria em curto prazo.